O Instituto Arte Itaporanga é uma Organização Social com título de  OSCIP, que foi fundada em 2010 por um grupo de pessoas apaixonadas por arte e pela Bahia e com muita vontade de interferir socialmente na região.
Itaporanga é um povoado da região de Porto Seguro localizada no extremo Sul da Bahia, fundada no início dos anos 70. É uma comunidade bastante talentosa, tem referências no artesanato, mas necessita de maiores estímulos para se desenvolver.
O município é carente em atividades culturais, e as crianças e adolescentes passavam boa parte do dia na rua, depois da escola, por total falta de opção. O aumento das drogas e pequenos furtos é uma realidade na região, assim como os casos cada vez mais precoces de alcoolismo.
Tendo a arte ponto de partida e acreditando que ela pode ser uma importante ferramenta de trabalho pedagógico, iniciamos nosso projeto com aulas de pintura e desenho para um pequeno grupo de adolescentes que rapidamente foi se multiplicando e hoje somam 120 alunos com idades de 7 a 18 anos.
O aprendizado de técnicas de desenho e pintura são usadas como ferramentas de comunicação e expressão, ajudando o despertar de potencialidades individuais, melhorando a auto estima, desenvolvendo a sensibilidade e a criatividade.
Oferecemos também aulas de música, roda de leitura, oficina de miçangas e reciclagem, e aulas de várias técnicas artísticas com artistas convidados.
Promovemos atividades culturais como: apresentação de teatro e dança, concursos de desenho e pintura, comemoração das festas cristãs, além de noções de preservação do meio ambiente, cidadania e reciclagem.
Acreditamos que o estímulo artístico e cultural na infância e adolescência pode transformar o indivíduo de forma positiva, ajudando a formar um cidadão mais responsável e sensível.
Combater a ociosidade e prevenir a delinquência juvenil, promovendo o acesso à educação e cultura, por meio da arte, para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, da comunidade de Itaporanga, município de Porto Seguro, Bahia .
Tornar-se referencia na educação pela arte, transformando-se em um polo cultural e artístico da região.
* Valorização e respeito ao indivíduo e à comunidade
* Desenvolvimento humano e social
* Solidariedade e amizade nas relações
* Liderança pelo exemplo
* Amor pelo que faz
* Fazer as coisas acontecerem de forma simples e prática
* Gratidão todos os dias
* Acreditar que a arte pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social
VERA CESCHIN - diretora presidente
MYRIAM CASTELO BRANCO - vice presidente
BEATRIZ CESCHIN - diretora de projetos
LUCA CESCHIN - diretor financeiro
DELCIMAR CUNHA - consultora pedagógica
ANDREIA DA SILVA CORREA - coordenadora social
SINEAN LIMA DOS SANTOS - educador social
SILVANUSA PEREIRA DE SOUZA - merendeira e auxiliar de limpeza
CAROLINA MAMEDE - coordenadora administrativa